OPÇÕES?!

Ser quem sou é saber que no dia a dia não tenho opções.
É saber que eu já tenho um padrão preestabelecido pela sociedade.
Ser quem sou é saber que rompo com estes padrões.
Mas se eu não tomar cuidado acabo criando situações onde também não tenho outras opções.
A sociedade quer que eu alise os fios do meu cabelo para atingir um padrão eurocêntrico.
Nado contra a maré, reconheço minha africanidade.
Mas aceitar o lugar de onde veio não é o mesmo que aceitar quem você é.
Aceitar que tem cabelo crespo não é o mesmo que querer ter um tipo de crespo 'mais maleável'.
Aceitar o cabelo crespo não é apenas parar de alisar ou relaxar os fios, é acima de tudo se blindar aos comentários externos.
É entender que a transformação externa precisa ser um movimento sincronizado com a transformação interna.
Aceitar a africanidade é entender que tudo que foi motivo de chacota a vida toda, continuará sendo e até mais, mas o que muda é nossa postura de encarar o mundo. E só estando forte para não cair nas faltas de opções de uma sociedade que dita padrões a todo momento.

Comentários

  1. Oi, Tainá!
    Mais que perfeito o seu post!
    Nosso comportamento reflete o que vai dentro de nós e se não estamos satisfeitos com o que está imposto, não temos que acatar! Ainda mais quando é uma característica própria e que não afetará em nada as pessoas de forma a prejudicá-las. Satisfazer a vontade do outro somente gera tristeza em nós.
    Beijus,

    ResponderExcluir

Postar um comentário