Discurso da Lupita Nyong'o sobre beleza negra - Traduzido


Quero aproveitar esta oportunidade para falar sobre beleza. Beleza negra. Beleza preta. Recebi uma carta de uma menina e gostaria de compartilhar uma pequena parte com vocês: “Querida Lupita,” ela diz, “Acho que você é muito sortuda por ser tão negra e pelo seu sucesso do dia para a noite em Hollywood. Eu estava prestes a comprar um creme clareador de pele para usar quando você apareceu no mapa e me salvou.”
Meu coração sangrou quando li estas palavras. Não podia imaginar que meu primeiro trabalho fora da escola pudesse ser tão forte em essência e que isto me levaria a ser uma imagem de esperança da mesma forma que as mulheres de “A cor púrpura” foram para mim.
Lembro do tempo quando eu também não me sentia bonita. Eu ligava a TV e via apenas peles claras, era provocada e insultada por causa da minha pele de cor sombra noturna. E minha única oração para Deus, o que faz milagres, era a de que eu acordasse com uma pele mais clara. A manhã chegaria e eu estaria tão entusiasmada para ver minha nova pele que eu me recusaria a olhar para baixo até que eu estivesse em frente ao espelho porque primeiro eu queria encarar meu rosto. E dia após dia eu tinha a mesma decepção de ser tão escura quando eu era no dia anterior.  Eu tentei negociar com Deus: Disse a ele que eu iria parar de roubar cubos de açúcar à noite se ele me desse o que eu queria; Eu iria ouvir tudo que minha mãe me dissesse e nunca mais perderia meu suéter da escola se Ele apenas me deixasse um pouco mais clara. Mas Deus não se impressionou com a minha barganha já que Ele nunca me ouviu.
E quando eu era uma adolescente o meu auto-ódio ficou pior, como vocês podem imaginar acontece com a adolescência. Minha mãe sempre me lembrava que ela achava que eu era bonita, mas isso não era consolo: Ela era minha mãe, claro que ela deveria me achar bonita. E então Alek Wek apareceu na cena internacional. Uma modelo badalada, ela era escura como a noite, ela estava em todas as passarelas e em todas as revistas e todo mundo estava falando de como ela era bonita. Até a Oprah disse que ela era bonita, e isso se tornou um fato. Eu não podia acreditar que as pessoas estavam aceitando que uma mulher, que se parecia tanto comigo, era bonita. O meu complexo sempre foi um obstáculo a ser superado e de repente a Oprah estava me dizendo que não era. Eu estava perplexa e queria rejeitar isso porque eu teria que começar a aproveitar a sedução de ser inadequada. Mas uma flor não pôde se conter e floresceu dentro de mim. Quando acidentalmente vi Alek, vi um reflexo de mim mesma que não poderia mais negar. Agora sinto uma mola nos meus passos porque me sinto mais observada, mais apreciada pelos guardiões da moda, mas ao meu redor a preferência por pessoas de pele clara prevalece. Para os espectadores que eu penso que se importaram, eu ainda não era bonita. E minha mãe diria novamente diria novamente para mim, “Você não pode comer beleza. Isso não te alimenta.” Estas palavras me atormentaram e me incomodaram; Eu não as entendi de verdade até que percebi que a beleza não era algo que eu pudesse adquirir ou consumir, isto era algo que eu realmente precisava ser.
E o que minha mãe quis dizer quando ela disse ‘você não pode comer beleza’ foi que você não pode depender da sua aparência para se sustentar. O que é essencialmente bonito é a compaixão por si e por aqueles ao seu redor. Este tipo de beleza inflama o coração e encanta a alma. Isto é o que colocou Patsey em tantos problemas com o seu senhor, mas isto também é o que manteve a história dela viva até os dias de hoje.
Nós lembramos a beleza de seus espírito mesmo após a beleza de seus corpo ter ido embora.
E então eu espero que a minha presença em suas telas e revistas possam te conduzir, menina, em uma jornada parecida. Que você sinta a validade de sua beleza exterior, mas também entre de cabeça na história de ser bonita por dentro. Não existem sombras nesta beleza.
Lupita Nyong'o
Tradução: Tainá Almeida






E por ter a pele escura como a delas, sempre ouvi um "mas você é tão preta" sim... sou preta neste tanto. Hoje estou muito mais representada!!!!


Comentários

  1. Tai, sua linda!
    todo amor do mundo às irmãs retintas.

    ResponderExcluir
  2. Tai, sua linda!
    todo amor do mundo às irmãs retintas.

    ResponderExcluir
  3. Tai, sua linda!
    todo amor do mundo às irmãs retintas.

    ResponderExcluir
  4. Ai, Taináaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
    que lindo presente!!!! Gratidão por compartilhar!!!
    Farei a minha parte também espalhando essa linda luz de Lupita nossa de cada dia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pessoas inspiram pessoas, numa corrente do bom para o bem. É isso que faz a vida valer a pena!!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Postar um comentário